quarta-feira, 24 de outubro de 2012

IFBA Porto Seguro sedia Encontro Nacional sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas

9º Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas – ELESI. O evento é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Porto Seguro, e reune diversas autoridades ligadas à temática indígena nacional.

O ELESI é um evento de discussão sobre a Educação Escolar Indígena, assunto que nos últimos anos vem ganhando destaque, principalmente com a busca por maior acesso dos povos indígenas ao sistema regular de ensino. Nesta semana, inclusive, o governo federal regulamentou e ampliou o sistema de cotas em universidades públicas por meio de uma Portaria Normativa (18) do MEC, que regulamenta a Lei de Cotas (12.711, de 29/8/2012) e do Decreto 7.824 (de 11/10/2012). Os índios também foram beneficiados com a medida.

                                                                               Fotos: Aelson Souza/ Bahia Dia Dia 

Entretanto, a abrangência de assuntos dentro do IX ELESI é extensa. No evento há espaço para tudo o que diga respeito ao uso da leitura e da escrita nas sociedades indígenas, como as diversas línguas indígenas e a relação com o português, impacto cultural das tecnologias que envolvem leitura e escrita, etc.
O Encontro permite a aproximação de educadores e pesquisadores índios e não-índios. Diferentemente de eventos comuns do movimento indígena ou das entidades indigenistas, não é um encontro de indígenas com assessores não-índios ministrando conferências, e também não é um encontro de pesquisadores não-índios com alguns intelectuais indígenas contribuindo em uma ou outra mesa. No ELESI a participação se dá em condições de igualdade, em todos os sentidos.
A abertura do evento está marcada para as 19h desta segunda, 22, no campus do IFBA em Porto Seguro. Porém, é na terça-feira, 23, às 8h30m, logo após as saudações rituais indígenas, que acontece a Conferência de Abertura, com a antropóloga do Museu Nacional - UFRJ, Bruna Franchetto. Além das palestras e mesas redondas, os participantes ainda terão acesso a diversas oficinas e farão visitas programadas às comunidades indígenas regionais.
                                 Colaboradores do Evento recepcionam os Visitantes PDFImprimirE-mail








Nenhum comentário:

Postar um comentário