terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Aldeia Imbiriba está em festa para receber o mais novo membro da família da comunidade Pataxó João Paulo Arruda Filho, que foi primeiramente reconhecido pelo exame de DNA


A Aldeia Imbiriba está em  festa para receber o mais  novo membro da família da comunidade Pataxó João Paulo Arruda Filho, que foi primeiramente reconhecido pelo exame de DNA e, depois com muita festa e alegria foi reconhecido pela Comunidade da Aldeia Pataxó como parente, esse é o termo dado os membros das Etnias Indígenas brasileiras.
Cerimônia de reconhecimento de João Paulo Arruda Filho como novo membro da Comunidade Indígena
Neste domingo 12, mais de Oitenta e cinco famílias se reuniram para celebrar o reconhecimento de um  novo membro da comunidade Pataxó da Aldeia de Imbiriba que é um pequeno núcleo originado nos anos vinte, por uma única família extensa, foi alimentado por novas levas de migrantes de Barra Velha, após os episódios de 1951 e 1961 deu origem ao povoado regional de Itaporanga, que lhe é vizinho. Tinha, em 1998, uma população de 99 índios e atualmente vivem cerca oitenta e cinco famílias e está próximo à margem direita do rio do Frade, a seis quilômetros da Costa e cerca de cinco léguas ao norte de Barra Velha, município de Porto Seguro.
O Cacique Renivaldo Brás entrega a Carteira de Índio ao mais novo membro da Comunidade Pataxó e o reconhecimento de fato e deireito como Indìgena
O Cacique Renivaldo Brás falou durante a celebração e coroação do novo membro da Comunidade da Aldeia Imbiriba, neste momento estamos conferindo a João Paulo Arruda Filho esse documento que é de fato e direito que comprova a legalidade dele como Indígena, através de exames de DNA, pois seus familiares eram pessoas da nossa etnia “O João Paulo Arruda Filho é morador da Praia do Espelho a mais de 15 anos e tem toda documentação que comprova que ele é Índio, é visível que a pele dele é branca mas isso não quer dizer nada o que realmente importa que ele é Índio de sangue e de coração. Por isso eu tive o prazer de convocar todas Comunidades da Aldeia Imbiriba para juntos apreciar e homenagear esse momento histórico que é a entrega oficial de um documento oficializando João Paulo Arruda Filho como um Parente nosso, por isso nossa Aldeia está em festa pois ganhamos mais um irmão. Ao longo dos 15 anos, João Paulo que é empresário  vive  em Porto Seguro principalmente na proximidade da Praia do Espelho, ele sempre foi amigo, parceiro e colaborador, por isso nós da Comunidade Indígena da Aldeia Velha, Imbiriba e outras Aldeia temos muito carinho e respeito por ele que a que além de ser amigos de todos também é um defensor da natureza e luta pela preservação ambiental.”
Para mim é um grande orgulho me tornar membro da Comunidade Pataxó por fato e direito pois fui reconhecido e aceito por essa Comunidade que vive em meu coração e por direito, pois através de exame foi provado que tenho sangre indígena, sou descendente de Índios Tupiniquins e Tupinambás, nações que já foram rivais em 1500, mas hoje a Comunidade índio-brasileiro
Durante a Cerimônia de apresentação e coroação, João Paulo recebeu das mãos do Cacique  Renivaldo e de lideranças Indígenas  um Cocá como coroação e aceitação na Aldeia Imbiriba Pataxó e também a Carteira Oficial de Índio. Na oportunidade, João Paulo falou para as Comunidades presente da satisfação de ser aceito por todos.
Comunidade da Aldeia Imbirira prestigiaram o reconhecimento de um novo membro da família Pataxó na Aldeia Imbiriba
 
“ Para mim é um grande orgulho me tornar membro da Comunidade Pataxó por fato e direito pois fui reconhecido e aceito por essa Comunidade que vive em meu coração e por direito, pois através de exame foi provado que tenho sangre indígena, sou descendente de Índios Tupiniquins e Tupinambás, nações que já foram rivais em 1500, mas hoje a Comunidade índio-brasileiro  desconhece a rivalidade entre Comunidade Tupiniquins, Tupinambás, Pataxós, Índios yanonami, Índios do Xingu e Índio Carijó de Santa Catarina, somos todos índios e precisamos com ajuda da Imprensa reescrever a história do Brasil, e mostrar uma história, não aquela que nos foi contada pelo escritor  Europeu de uma religião monoteísta e como uma série de outros compromissos e que esqueceu que nós tínhamos nossos valores, nossa dignidade e essa  dignidade é importante para que o Índio exalte cada dia mas “Eu tenho orgulho de ser Índio são essas palavras que eu que falar para toda Comunidade Indígena do Brasil e em especial os Índios de Porto Seguro  da Nação Pataxó.”
O Advogado Amilcar França Pinto prestigiou a Cerimônia de reconhecimento e na oportunidade parabenizou o Indio e empresario  José Paulo Arruda Filho e toda Comunidade Pataxó;
 Indagado o que a Comunidade Indígena Pataxó pode esperar de João Paulo ele respondeu: “boa vontade, sugestões, idéias é isso que mim sinto em condições de contribuir, pois tive oportunidade na vida de ocupar algumas posições importantes em Brasília e mim mostraram que agente pode melhorar sim  muitas coisas através de leis e sugestões , a sociedade cível e organizada juntas podem transformar uma nação, Viva o Brasil.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário